Conselho aprova nova redução da taxa máxima de juros do consignado do INSS
março 4, 2024Conselheiros participam do 20º Congresso Estadual da APEPREM
abril 12, 2024MPS lança guia sobre impactos da extinção de regimes próprios
O guia “Impactos da Extinção de RPPS – Guia de Análise das Responsabilidades e Consequências” foi lançado na última terça-feira (27), na abertura da 78ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (CONAPREV), realizada em Campo Grande (MS). O material, elaborado pelo Ministério da Previdência Social (MPS), já está disponível para consulta.
A publicação tem por objetivo orientar os entes federativos acerca dos desdobramentos resultantes da extinção do RPPS. As diretrizes se referem à gestão do regime, às responsabilidades do ente na manutenção dos benefícios concedidos e a conceder, aos compromissos com a compensação previdenciária e outras obrigações financeiras. Além disso, o guia mostra o impacto sobre os benefícios previdenciários e o direito dos servidores, resultante das distinções entre as regras de benefícios nos regimes próprios e no Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Com o intuito de promover o debate e divulgar o tema, o MPS disponibilizou um resumo do Guia, destacando os principais pontos abordados na versão completa. Para acesso ao conteúdo, clique em:
https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/rpps/destaques/guia-orientativo-sobre-responsabilidades-e-consequencias-da-extincao-de-rpps
Fonte: www.gov.br/previdencia (28/02/2024)
Foto: Prefeitura de Campo Grande